segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Comissão de Educação Fiscal define programação de 2011

Grupo agenda reuniões para apresentação do planejamento do ano. Dentre as atividades previstas está o curso de Tutores e de Disseminadores



A Comissão Municipal do Programa de Educação Fiscal (CMPEF) intensifica as atividades no decorrer desta semana. Objetivo é a definição do planejamento estratégico de 2011 do Projeto desenvolvido em Blumenau e a busca de novas parcerias. O principal desafio da Comissão é a expansão do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) nas escolas públicas da cidade. Atualmente, o Projeto conta com a adesão de 28 escolas e cinco CEIs e envolve mais de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino.

Na próxima quinta-feira, dia 17, a Comissão, juntamente com Alexandre Nunes, do Programa Nacional de Educação Fiscal, se reúne em Florianópolis, com Vandeli Dannebrock, representante Estadual do Projeto. De acordo com Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, em pauta – o fortalecimento da parceira com o Programa desenvolvido em Blumenau. “Vamos buscar novas ideias e mostrar os expressivos resultados obtidos na cidade”, detalha Ellen.

Na sexta-feira, dia 18, o encontro vai ser com Horário Rebelo, secretário da Fazenda, às 9h. Na ocasião, a CMPEF vai expor o planejamento estratégico definido para 2011. Dentre as atividades já definidas para o ano está o curso de formação de tutores e de disseminadores. A auditora fiscal da Sefaz adianta ainda, que teatro, palestras e painéis – também estão dentre as ações programadas. O ciclo de reuniões encerra na segunda-feira, dia 21, durante encontro com Delegado da Receita Federal.





Objetivos do Programa
Formar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação entre o Estado e o cidadão.



Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Comissão abre atividades de 2011 do Programa Municipal de Educação Fiscal

(Quinta-feira,03/02/2011 )

Projetos serão apresentados nesta sexta-feira, dia 04, às 9h, no Auditório do Cemep. Dentre as está a realização de curso de formação de tutores e de disseminadores


A Comissão Mista Permanente de Educação Fiscal (CMPEF) lança nesta sexta-feira, dia 04, às 9h, no Auditório do Cemep, a abertura oficial de 2011 das atividades do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Na ocasião, a equipe vai apresentar o planejamento do ano e o repasse da reunião realizada com a EBM Paulina Wagner, nesta quinta-feira, dia 03. Além disso, haverá entrega de mercadorias do bazar para as escolas.

Ellen Eike Jocham, auditora Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) adianta que haverá apresentação das atividades que serão aplicadas neste ano nos estabelecimentos de ensino. “Os projetos pré-estabelecidos vão destes teatro, palestras, painéis, dentre outros”, detalha a auditora. Outro assunto em pauta é quanto ao curso de formação de tutores e de disseminadores, programado para o primeiro semestre deste ano.

Na avaliação de Ellen, o Programa desenvolvido em Blumenau é referência em todo o país. “O trabalho que estamos fazendo, com sua ampliação - tem obtido significativos resultados”, analisa. No início de 2009, o projeto contava apenas com quatro escolas piloto e fechou 2010, com adesão de 28 estabelecimentos de ensino municipal, cinco CEIs e o envolvimento de mais de 11 mil alunos.

‘O objetivo do Programa, segundo Ellen, é de orientar o cidadão da função socioeconômica do tributo, explica a auditora. De acordo com ela, o projeto é repassado aos professores da rede municipal – por meio de palestras. “Por meio desses encontros, o tema é inserido nas disciplinas”, detalha.

Onde vai ser

Local: Auditório do Cemep

Rua: Humberto de Campos, 299

Bairro: Velha

Data: 04/02/11

Horário: 9h


Assuntos em pauta

Curso de formação de tutores;

Curso de disseminadores 1º semestre 2011;

Repasse reunião na EBM Paulina Wagner;

Entrega relatórios e planilha de custos aos secretários;

Ato solene de entrega das mercadorias do bazar para as escolas;

Planejamento 2011.


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Comissão de Educação Fiscal se reúne com professores da EBM Paulina Wagner

(Quarta-feira,02/02/2011 )






Encontro é nesta quinta-feira, dia 03, a partir das 10h30min. Na ocasião equipe via repassar orientações de como aplicar o Projeto no estabelecimento de ensino



A Comissão Mista Permanente de Educação Fiscal (CMPEF) se reúne, nesta quinta-feira, dia 03, a partir das 10h30min, com os professores da EBM Paulina Wagner, bairro Badenfurt. O objetivo do encontro é para detalhar sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e repassar orientações de como aplicar o Projeto no estabelecimento de ensino.

O Projeto terminou 2010 com adesão de 28 escolas e cinco CEIs e o envolvimento de mais de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo do Programa, segundo Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, é de orientar o cidadão da função socioeconômica do tributo”, explica a auditora. De acordo com ela, o projeto é repassado aos professores da rede municipal – através de palestras. “Através desses encontros, o tema é inserido nas disciplinas”, detalha.

Adesão: No decorrer do ano passado, o Programa ganhou espaço nas escolas. No início de 2010, o Projeto contava com adesão de 11 Escolas. Ao final da temporada, outros 22 estabelecimentos de ensino inseriram o Programa nas suas respectivas grades curriculares.


Objetivos do Programa
Formar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação entre o Estado e o cidadão.




Assessor de Comunicação: Humberto Trindade