sábado, 2 de outubro de 2010
Eles querem ser você amanhã
Crianças do CEI Olga Brehmer de Blumenau antecipam o voto e apresentam propostas caso fossem presidente
BLUMENAU - Domingo o Brasil inteiro vai às urnas, num exercício de democracia e cidadania. Mas quem pensa que existe idade certa para votar, se engana. No Centro de Educação Infantil Olga Brehmer o voto já é válido para quem tem apenas cinco anos. Ali, a campanha não durou dois meses nem sujou ruas e praças. Os jingles foram dispensados. Apenas houve debates e apresentação de propostas por duas semanas nas salas de aula. Segunda-feira, um dia depois de o país escolher os seus candidatos, a escola vai conhecer quem será seu mais novo presidente mirim.
O pleito é disputado por Ana Carolina da Silva e Gustavo Henrique dos Santos, ambos de cinco anos. Sexta-feira, os dois receberam votos dos 265 colegas da pré-escola e do maternal. Eles discutiram propostas em grupos e fizeram um plano de governo. E, quando a votação for apurada, o que perder promete não ser oposição. Ao contrário da vida real, quer ajudar o outro a governar sem qualquer rusga eleitoral de campanha.
Os pequenos eleitores decidiram o voto com base nas propostas. Quiseram ser mesários e demonstraram consciência na hora de ir às urnas.
Os candidatos foram indicados pelos próprios colegas, com base na liderança e no carisma. Os partidos são letras do alfabeto. Ana representa o partido Brasil Comprometido (BC) e Gustavo o partido Solidariedade e Amor (SA). Se vencer a disputa, Ana quer aumentar o salário dos professores, construir mais creches e escolas e erguer casas de material reciclado para preservar o meio ambiente.
– Gostei de concorrer, quero fazer de novo quando crescer. Votar é legal– falou a pequena candidata.
Sexta-feira, Gustavo ficou doente e foi representado pelo vice, Vinicius Gabriel Maçaneiro. Quem votou na chapa dos meninos concorda em diminuir a violência, penalizar quem mata animais e quer aumentar a distribuição de água potável.
– Votando a gente cresce – disse.
As professoras Juranildes Maria de Souza e Izel Hilgemberg pensaram na eleição para trabalhar a cidadania das crianças, incentivando a competição saudável e estimulando o cuidado com o patrimônio público. Para elas, os alunos hoje de cinco anos serão os líderes políticos de amanhã, vivendo numa sociedade cada vez mais democrática.
raquel.vieira@santa.com.b
Jornal de Santa Catarina - 02/10/2010 - 12060
RAQUEL VIEIRA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário