quarta-feira, 30 de junho de 2010
Blumenau é destaque na SOF (SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL - MINISTÉRIO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO)
Boletim Informativo – SOF NOTÍCIAS Ano V Número 194 - 18/05/2010
O SOF NOTÍCIAS é um canal de comunicação direta entre servidores e dirigentes da Secretaria de Orçamento Federal.
SOF presente em Seminário de Educação Fiscal em Santa Catarina
A SOF, como um dos órgãos gestores do Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF, se fez presente no 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal de Blumenau/SC realizado nos dias 13 e 14/05.
O Secretário Adjunto, Eliomar Rios, proferiu palestra para cerca de 250 pessoas, sobre a importância do orçamento público e quais as ações desenvolvidas pela SOF no sentido de aproximar a população ao assunto.
“O orçamento nada mais é do que escolhas e prioridades , sendo uma peça fundamental que afeta o dia a dia de todo o cidadão”, disse Eliomar se referindo de forma simples e comparativa para o melhor entendimento da platéia, formada por auditores fiscais, estudantes, professores e público em geral.
Ele ainda falou ainda a respeito da adesão da SOF ao Programa Nacional de Educação Fiscal, ocorrida em 2007, quando a Secretaria passou a colaborar não só com a disseminação e o aprimoramento do Programa como também, a incluir o tema orçamento nos projetos escolares.
Em 2009, com o lançamento da Revista Sofinha, o estado de Santa Catarina, em especial a cidade de Blumenau que já se encontrava inserida no Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) desde 2008, teve interesse em adquirir o material e desenvolver um trabalho específico sobre orçamento.
A SOF enviou 10 mil exemplares da publicação para distribuição a professores e alunos que passaram a utilizar o material como instrumento de sensibilização e qualificação no que se refere à importância da participação popular para a melhoria da gestão dos recursos públicos.
O resultado foi bastante positivo e a Sofinha passou a ser admirada por professores e alunos que aprenderam, junto com ela e sua turma, como o governo define e deve gastar o dinheiro pago pela sociedade.
O Programa Municipal de Educação Fiscal já formou 260 professores e mais 240 estão em formação.
Segundo a auditora fiscal da Secretaria da Fazenda e integrante do grupo de gestores da Educação Fiscal de Santa Catarina, Ellen Eike Jochan, o apoio da SOF foi muito importante para o desenvolvimento dos projetos escolares voltados para a educação fiscal. A idéia agora é disseminar as boas práticas para que o ensino tenha cada vez mais qualidade não só no município mas também em todo o estado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário