segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Projeto: “EM CADA LIVRO, UM CIDADÃO”
PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DO PROJETO: ROSEMERI BUSARELLO ZIPF
Resumo
A turma do Sexto Ano D da E.B.M. Machado de Assis planejou uma estratégia de incentivo à leitura a ser realizada como parte de seus projetos de estudo em Língua Portuguesa e Educação Fiscal. Conscientes da importância da leitura na formação da cidadania e na afirmação da liberdade de escolha e autonomia do ser humano, infelizmente, constatou-se que este hábito vem decaindo no Brasil, mesmo entre os mais jovens.
No intuito de colaborarmos para reverter esse quadro, programamos um movimento de arrecadação de livros de literatura usados (ou seja, lidos) em bom estado e novos. Os livros arrecadados serão agrupados por gêneros literários e através de uma programação serão revertidos à comunidade para que outros possam também lê-los e assim, como nossa turma, desfrutar dessa maravilhosa experiência que é a leitura.
1 JUSTIFICATIVA
A leitura, ou, o ato de ler, pressupõe um exercício mais reflexivo e participativo do que a mera decodificação de um código. Além de ser alfabetizado, o leitor é um ser que se comunica e transita entre os mais diversos textos a fim de transformá-los e desdobrá-los. A leitura, então, evoca uma rede de possibilidades e oportunidades na construção de um ser humano completo, crítico e socialmente integrado. Ao ler, o leitor recria e transforma o texto, mas também se transforma.
Este caráter da leitura e do papel do leitor já está presente, mesmo que de forma subjacente, no currículo da maioria das escolas, onde a leitura passou a ocupar papel fundamental. A comunicação não passa apenas pela via oral (falar) e escrita (escrever), ouvir e ler são etapas que passam a ser compreendidas como dissociáveis deste processo, sendo este crítico e não mecânico, participativo e não passivo.
Na E.B.M. Machado de Assis o trabalho com a leitura inicia-se de forma ampla e sistemática já a partir dos anos iniciais e é complementado através das aulas de Língua Portuguesa nos anos finais. Neste trabalho inclui-se significativo programa realizado continuamente por profissionais da Biblioteca Escolar Euclides da Cunha em consonância com o Programa de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação, com parceria também dos demais educadores, coordenação e direção da Escola.
Há que se ressaltar o vasto e diversificado acervo literário à disposição na Biblioteca Escolar, que tanto pode ser emprestado por alunos e professores, como ser utilizado como material de apoio nas aulas.
Dessa maneira, o grupo de alunos do sexto ano D, ao participar das atividades de leitura em suas mais diversificadas situações escolares e, posteriormente, num trabalho de reflexão em um momento de aula na disciplina Língua Portuguesa, percebeu o importante exercício de direitos e deveres contido no ato de ler e na responsabilidade social que temos no sentido de incentivar e disseminar esta prática em nosso meio.
Principalmente pela constatação de que o hábito da leitura vem decaindo em nosso país, onde: “Parcela de leitores passou de 55% para 50% da população entre 2007 e 2011. Até entre crianças e adolescentes, que leem por dever escolar, houve redução.”. (Veja On-line). Aliado a este fato também se constata que a situação social de muitas famílias dificulta que esta prática venha “de casa” e que os investimentos nas bibliotecas públicas nem sempre se dá no tempo e na proporção necessários.
Sendo assim, tornou-se um objetivo para os alunos do sexto ano D contribuir para reverter esse quadro e exercer a sua cidadania, através do projeto “Em cada livro, um cidadão”.
1. I PLANO DE AÇÃO
• Conversas e debates em sala sobre o tema leitura, dificuldades que impedem ou diminuem o fortalecimento desse hábito;
• Seleção de ações cidadãs para incentivar a prática de leitura de um modo geral (principalmente nos locais onde há carência de material);
• Sensibilização da comunidade para doação e processo de recolhimento de livros;
• Montagem dos kits e separação dos livros por gênero e faixa etária, com um número em torno de:
30: livros infantis com encadernação especial;
260: livros infantis finos;
120: livros infantis comuns;
50: literatura infanto-juvenil;
30: clássicos;
25: romances;
55: auto-ajuda, poesia, atualidades;
15: coleções infantis.
• Estudos dos aspectos intrínsecos ao tema, como cidadania e papel social, para a formulação de conceitos;
• Preparação da turma para a apresentação do projeto nos locais selecionado envolvendo manifestações artísticas e culturais (oratória contação de história, música e/ou poesia);
• Visita aos locais escolhidos para a conclusão e fechamento do projeto, com a entrega dos livros e apresentação da turma.
1. II LOCAIS DE AÇÃO E IMPLANTAÇÃO
A turma do sexto ano D da E.B.M. Machado de Assis, com o apoio da comunidade escolar, após o processo de recolhimento de livros para doação, passou a selecionar locais ou alternativas para destinação adequada ao material arrecadado, bem como viabilização para a entrega oficial do mesmo.
Após sondagens junto à Comissão Mista Permanente de Educação Fiscal, na pessoa dos professores Morche Ricardo Almeida, Marcos Aurélio Bahr, do Sr. Alexandre Augusto Pereira Nunes, Auditor da Receita Federal do Brasil em Blumenau e do Sr. Osmar Matiola, Secretário Municipal de Educação, os locais selecionados foram o CEI Raquel W. Soares (recém-entregue à comunidade) e a E.B.M. Tiradentes (atingida pela catástrofe de 2008). Gostaríamos de salientar e agradecer o apoio destas pessoas e instituições, bem como de toda a comunidade escolar.
1. III CRONOGRAMA
Junho/Julho Debates e sensibilização
Julho/ Agosto Doação e recolhimento de livros
Setembro Separação e montagem de kits
Setembro/Outubro Estudo do tema
Outubro Preparação para apresentações na entrega
26 de outubro/ Matutino Entrega do Material/ Finalização do Projeto
2. PROGRAMAÇÃO: FINALIZAÇÃO DO PROJETO
A finalização do projeto será feita com a entrega do material (livros doados) em uma programação cultural. Uma quantia de livros selecionados levando em conta a faixa etária será doada à E.M. Henrique Alfarth no dia 26 de outubro de 2012, através de um momento cultural envolvendo poesia, música e contação de histórias com início às 8h e 30 minutos ( a E.B.M. Tiradentes será contemplada em um momento ainda a ser marcado, por estar recebendo um evento no mesmo dia) e às 9h e 30 minutos a programação se estenderá ao C.E.I. Raquel W. Soares.
3. LEITURA E CIDADANIA / LER E GOSTAR
Para Silva (1991, p.42-43) a leitura, com capacidade cognitiva e como hábito realiza diversas funções:
1. Leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda à própria vida do Ser Humano.
2. Leitura está intimamente relacionada com o sucesso acadêmico do ser que aprende e, contrariamente, à evasão escolar.
3. Leitura é um dos principais instrumentos que permite ao Ser Humano situar-se com os outros, de discussão e de crítica para se poder chegar à práxis.
4. A facilitação da aprendizagem eficiente da leitura é um dos principais recursos de que o professor dispõe para combater a massificação galopante, executada principalmente pela televisão.
5. A leitura, possibilitando a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, parece ser o único meio desenvolver a originalidade e autenticidade dos seres que aprendem.
Outro aspecto essencial discutido durante a realização do trabalho foi o de que além das ações sociais e pedagógicas planejadas (o incentivo do hábito da leitura no desempenho de funções como as citadas acima) deve-se destacar primeiramente a leitura como um gosto que ensina e se aprende: “Se o gosto se aprende, pode ser ensinado” (Magnani, p.4). Porém, principalmente, deve-se dar destaque para o aspecto “Cidadania” que permeia e sustenta todo o projeto. Portanto, como resultado de estudo e pesquisa entre os alunos- pesquisadores e realizadores deste:
“Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. “
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.”
3 REFERÊNCIAS
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 5ª Ed. São Paulo, Ática, 1991.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 22ª Ed. São Paulo, Cortez, 1988.
www.crmariocovas.sp.gov.br /MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura e Formação do Gosto. Acesso em 16 de fevereiro 2011.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler. 5ª Ed. São Paulo, Cortez, 1991.
veja.abril.com.br/noticia/educacao/habito-de-leitura-no-brasil-cai-ate-entre-crianças. Acesso em 03.07.2012.
ZIPF, Rosemeri Busarello. Biblioteca Viva. Projeto, E.B.M. Machado de Assis, 2010.
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