segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Escola Municipal Tiroleses de Timbó trabalha Educação Fiscal

Projeto: MERENDA ESCOLAR, UM PASSO PARA A CIDADANIA

O presente projeto surgiu devido a preocupação sobre as necessidades nutricionais que nossas crianças necessitam no sentido de preservar a saúde, alimentando-se de forma a fornecer nutrientes para a manutenção da vida.
Existe também uma grande preocupação em desenvolver, em nossas crianças, desde a mais tenra idade, a conscientização sobre a origem de recursos que proporcionam a merenda escolar na Unidade de Ensino e tudo o que está diretamente envolvido nesta ação, ou seja, os produtos adquiridos para a preparação da merenda, o trabalho da merendeira, a confecção dos cardápios pela nutricionista, o cuidado com o desperdício dos alimentos, a relação entre os alunos/alunos, alunos/merendeira, durante a refeição.

Vemos a necessidade de desenvolver em nossas crianças desde cedo a conscientização sobre a importância de exercer sua cidadania.
Visamos verificar o cardápio da Unidade Pré-Escolar Alecrim, bem como os cuidados com o preparo e a oferta de lanches e outras refeições oferecidas aos alunos pesquisados, pretendemos aliar projetos pedagógicos que englobam o conhecimento sobre alimentos e que permitam que as crianças desenvolvam e aprendam alguns saberes sobre a função social da alimentação, sua influência nas práticas culturais e principalmente seus benefícios corporais. Ou seja,

“Comer não é apenas uma forma de ingerir nutrientes, é também parte de nossa vida familiar e social. A alimentação saudável deve fazer parte dos prazeres da vida” (GUIA DA VIDA SAUDÁVEL, 1997, NA – A Notícia).
Sabemos que os hábitos alimentares são muito diversificados entre as pessoas, mas também é possível definir uma certa regularidade nos elementos que compõem o que os nutricionistas chamam de uma dieta adequada, suprindo assim as necessidades nutricionais, para manter a vida e preservar a saúde.
Toda e qualquer necessidade nutricional da pessoa é influenciada pela idade, sexo, peso, estatura, metabolismo, o ambiente e em particular a atividade que se desenvolve.
Centramos o nosso interesse em pesquisar e analisar o preparo e a oferta da merenda oferecida na Unidade Pré-Escolar Alecrim, incluindo o controle de qualidade na prevenção de contaminações, a qualidade e preferência do cardápio oferecido às crianças, atitudes referente à merendeira e a refeição oferecida.
Para tanto, conforme verifica-se no Plano Nacional de Alimentação Escolar, 2001,

“ A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares”.

Ao voltarmos nosso olhar para a dinâmica cotidiana das instituições escolares que atendem os alunos durante quatro horas diárias, percebemos que é perfeitamente viável, organizar refeições balanceadas e prazerosas. Desta forma as crianças ao saboreá-las coletivamente vivenciam e experenciam situações onde a troca de práticas sócio-culturais, correspondem às suas necessidades básicas de atenção, de afetividade e identidade social.
Isto posto, há que se considerar a importância que os grupos sociais, possibilitam ao desenvolvimento integral dos seres humanos pois que,


([…] o ato de conhecer é tão vital como comer ou dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém […] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora”. (FREIRE, 1984:15).


Assim como FREIRE, também nós educadores e funcionários, queremos aprender a conhecer o mundo através dos olhos que nossas crianças emprestarem.
Queremos crer que é possível, com ideias, com dúvidas, alastrar e contaminar pares com a fome do saber, que vai muito além do prédio escolar. Uma fome que permita acrescentar diariamente à práxis pedagógica, vivências positivas, sentimentos inovadores e ações que sejam significativas, eficientes, eficazes e efetivas na construção de uma educação com muito mais qualidade.

V – OBJETIVOS Gerais:
 Promover o consumo de alimentos saudáveis, pois é nesta fase que a criança está se desenvolvendo física, psíquica e emocionalmente e, necessita de uma alimentação balanceada;
 Sensibilizar as crianças da Unidade Pré-Escolar Alecrim, sobre a função do tributo e promover a formação da cidadania desses alunos.


METODOLOGIA

Iniciaremos o projeto contando para as crianças a história “A cesta da dona Maricota”, de Tatiana Belinky.
Palestra com a nutricionista.
Visita do Chef Merendino, Mascote da Merenda Escolar do município, na Unidade Pré-Escolar Alecrim.
A ação pedagógica se desenvolverá de forma flexível e diversificada, incutindo nas crianças a responsabilidade, a cooperação, autonomia, conhecimento da realidade, respeito, consciência.
Serão desenvolvidas atividades através de brincadeiras e do lúdico, pois é brincando que a criança constrói o seu conhecimento, elabora suas regras sociais.
Conversa e registro através de desenhos sobre a alimentação preferida das crianças;
Registro dos alimentos mais consumidos na família;
Construção de jogos da memória a partir de imagem de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
Participação de aulas passeios como visita ao mercado, padaria e feira, conhecendo os produtos comercializados em cada setor;
Realizar atividades de compra e venda de mercadorias com a nota/cupom fiscal utilizando cédulas de dinheiro e/ou moedas;
Registrar através de desenhos, histórias e painéis das visitas, observações e entrevista realizadas nas aulas passeios.
Serão exploradas as guias de pedido e entrega de merenda escolar da Unidade Pré-Escolar Alecrim.

Público alvo: Alunos da Unidade Pré-Escolar Alecrim

Recursos humanos: Equipe diretiva, Professores, Merendeiras, Auxiliares Operacionais, Funcionários, Pais e Alunos, Nutricionista, Chef Merendino – Mascote da Merenda Escolar do município de Timbó.

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