O cronograma do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) 2010 começa ser definido, terça-feira, dia 02 de fevereiro, durante encontro da Comissão Mista Permanente.
Dentre os planos da equipe está a ampliação e adesão de novas unidades escolares ao projeto. Para tanto, será feito mapeamento e visita nos estabelecimentos de ensino visando a formação de novos grupos para o curso de Disseminadores de Educação Fiscal. O Projeto terminou 2009 com adesão de 11 unidades escolares e o envolvimento de mais de 9,4 mil alunos. A reunião da Comissão será no Auditório do Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep), bairro da Velha, às 9h.
O objetivo do Programa, segundo Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, é de orientar o cidadão da função socioeconômica do tributo”, explica a auditora. De acordo com ela, o projeto é repassado aos professores da rede municipal – através de palestras. “Através desses encontros, o tema é inserido nas disciplinas”, detalha.
Adesão: No decorrer do ano passado, o Programa ganhou espaço nas escolas. No início de 2009, o Projeto contava com adesão de quatro Escolas. Ao final da temporada, 11 estabelecimentos de ensino inseriram o Programa nas suas respectivas grades curriculares (ver tabela).
Inúmeras atividades foram desenvolvidas durante 2009, dentre as quais a distribuição de material pedagógico aos professores que desenvolvem o projeto na grade escolar das unidades envolvidas no Programa. Além disso, outros eventos divulgaram o Projeto; como exposições de painéis desenvolvidos pelos alunos de diversas escolas, entre as quais a EBM Leoberto Leal, bairro Salto do Norte e EBM Olga Rutzen, bairro Itoupavazinha.
Objetivos do Programa
Formar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação entre o Estado e o cidadão.
Propostas para 2010
Suporte técnico às atividades escolares;
Nova metodologia facilitadora referente ao Programa;
Acompanhamento da aplicação dos recursos arrecadados;
Seminário de Educação Fiscal;
Mapeamento e visitas nos estabelecimentos de ensino;
Implementar o Programa junto à sociedade civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário