quarta-feira, 9 de maio de 2012

PIRATARIA

Como forma de conscientização sobre a pirataria, os alunos do 1º Ano B, da EBM Professora Zulma Souza e Silva criaram o seguinte grito de guerra: PIRATARIA, PERCA ESSA MANIA!!
Também fizeram panfletos informativos e estes foram entregues no 5º Ano B da Professora Andréia. Após entregarem os panfletos, os alunos ensinaram o grito de guerra para os demais e todos puderam gritar juntos: PIRATARI A, PERCA ESSA MANIA!!! Foi um momento de interação muito ESPECIAL!!!! Professora Reginéia.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Brasil é um país rico em diversidade social, cultural e étnica.

As diversidades são essenciais para que possamos construir identidades, principalmente se pensarmos em cidadãos conscientes. Identidade e diferença são interligadas, uma não vive sem a outra. Foi com este olhar que a turma Beija-flor do CEI Olga Brehmer iniciou o tema diversidade cultural, do Modulo II do Projeto “Um por todos e todos por um” - Ser diferente é legal tendo como objetivo conscientizar as criança e comunidade da necessidade de compreender e respeitar a diversidade étnico-racial, as diferenças físicas e de gênero, para a formação de uma sociedade igualitária e conhecer as contribuições dos diferentes povos para o desenvolvimento de nossa história e cultura. As atividades
As professoras elaboraram um questionário com as seguintes perguntas: Qual sua etnia? Qual região do país que pertence? Qual prato típico da sua cultura? Qual estilo musical que costuma ouvir na sua cultura? Descreva uma brincadeira da sua cultura. Após a leitura dos questionário foi identificada quatro cultura, a cultura Afro, Indígena, Italiana e Alemã.
Foi realizada uma dinâmica das flores: As crianças trouxeram a pedido das professoras flores, em roda de conversa as crianças e relataram porque escolheram aquela flor,as professoras problematizou, elas são iguais? Quais as diferenças? As crianças foram convidadas a olhar uma pra outra e se observarem nossas diferença, cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele . AMANDA: NÓS SOMOS COMO FLORES SOMOS TODOS DIFERENTES E BONITOS... A turma elegeram entre as quatro etnias, conhecer primeiro a cultura afro. 1- pesquisa sobre a África, onde fica, culinária, dança, musica imigração. Professoras : Juranildes e Maria Aparecida