quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Brusque realiza aula presencial do Curso de disseminadores



Na ultima terça feira (23/08) ocorreu na cidade de Brusque à aula presencial do Curso de Disseminadores em Educação Fiscal do Segundo Semestre de 2011.

O curso é uma realização da Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF e conta com a participação em Santa Catarina de 498 participantes. No município de Brusque estão participando 78 alunos.

O evento contou com a presença dos alunos inscritos, da Senhora Secretaria de Educação do Município de Brusque/SC, do Senhor Delegado-Adjunto da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Blumenau/SC, da Senhora Chefe da Agencia da Receita Federal do Brasil em Brusque/SC, dos Coordenadores em Educação Fiscal do Município de Blumenau/SC e do Tutor Mario, o objetivo do encontro foi orientar os alunos a navegarem no ambiente virtual da Plataforma Moodle e c distribuição dos cadernos para estudo.

O encontro foi coordenado pela Coordenação Regional do programa em Santa Catarina, a auditora fiscal Sr.ª Ellen Eike Jocham e pelo Programa Municipal de Educação Fiscal de Blumenau.

Aprendendo, ensinando para transformar




No dia 19/08, os alunos da professora Luciana do 1º Ano B, juntamente com a coordenadora Lenice, a vereadora mirim Gabriele e o agente de trânsito Júlio realizaram uma caminhada por duas ruas que dão acesso à Escola Professora Zulma Souza da Silva. O agente Júlio explicou o significado das placas sinalizadoras existentes nas referidas ruas e a importância da faixa de segurança.


Foram constatadas algumas irregularidades como: falta de faixa de pedestre em frente a três escolas, falta de calçadas, entulho nas calçadas e falta de acessibilidade. As crianças aprenderam muito com esta atividade,proporcionando uma dinâmica de trabalho prazerosa e agora são agentes disseminadores em sua casa e sociedade.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Curso de Disseminadores realiza primeira aula presencial


Nesta sexta-feira, dia 19, ocorre a primeira aula presencial do Curso de Disseminadores, a partir das 19h, no auditório do Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (rua Humberto de Campos, 299, bairro Velha) . O curso será realizado até o dia 13 de novembro com aulas à distância e três encontros presenciais, totalizando 160 horas/aula.

Em Blumenau, o curso é ministrado pela Comissão de Educação Fiscal, mas a coordenação geral é da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) de Brasília e o conteúdo é dividido em quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto
Social; Relação Estado/Sociedade; Função Social do Tributo e Gestão
Democrática dos Recursos Públicos.

O Curso de Disseminadores mostra aos cidadãos a importância da responsabilidade fiscal e da contribuição de cada um para este processo. “Temos o objetivo de promover a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania, ato que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado”, explica Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda.

Neste segundo semestre, o curso conta com 23 turmas inscritas, sendo que 16 turmas são formadas por alunos de Blumenau, duas com alunos de Joinville, duas com alunos de Brusque e três turmas com alunos de Timbó e Indaial, perfazendo um total de 500 alunos.

Assessor de Comunicação: Sabini Roncaglio

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Boneca Sofinha visita CEI Wally Serena Brandes nesta quinta-feira, dia 11


Prefeitura de Blumenau

Boneca Sofinha visita escolas e creches. Foto: Divulgação. 10/08/2011.
(Quarta-feira,10/08/2011 )
Boneca Sofinha visita CEI Wally Serena Brandes nesta quinta-feira, dia 11
O CEI Wally Serena Brandes recebe nesta quinta-feira, dia 15, a visita da Boneca Sofinha. O personagem é responsável por divulgar uma revista da Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, que tem o objetivo de apresentar, por meio de revistas em quadrinho, explicações sobre a composição do orçamento público e a importância do pagamento de tributos pelos cidadãos.
Além de estimular o gosto pela leitura nas 112 crianças atendidas pela creche, a visita serve também para fazer uma reflexão e um comparativo sobre o orçamento doméstico e o orçamento público. O evento faz parte do cronograma do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), que desenvolve ações como palestras, distribuição de material pedagógico, participação em cursos, conscientização sobre o consumo de produtos piratas, direitos e deveres dos consumidores, informações sobre a aplicação dos recursos públicos e combate a corrupção.

A Boneca Sofinha estará no local das 8h às 16h, atingindo os turnos matutino e vespertino. O CEI Wally Serena Brandes fica localizado na rua Valdomiro Dias, 88, bairro da Velha.

Saiba mais sobre o Programa
O Programa Municipal de Educação Fiscal de Blumenau, por meio da Comissão Mista Permanente vem desenvolvendo atividades desde 2008 e já habilitou mais de 1.140 profissionais da educação e servidores públicos municipais, por meio do Curso de disseminadores de Educação Fiscal. Além de levar informação a mais de 15 mil alunos.

A auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, Ellen Eike Jocham, conta que atualmente 26 escolas e oito Centros de Educação Infantil participam das atividades e ela acredita que as ações desenvolvidas estimulam um envolvimento maior dos cidadãos com a sociedade. “Por meio da ação educativa, as crianças acabam cobrando dos pais atitudes certas para construirmos uma sociedade mais justa para todos”, comenta Ellen.

O programa é desenvolvido por meio das Secretarias de Fazenda e Educação e conta ainda com a parceria da Receita Federal, Escola de Administração Fazendária (ESAF), Secretaria de Orçamento e Fazenda (SOF), Ministério Público Estadual, Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Sindifisco, Procon, Sescon e Conselho Municipal da Pirataria.

Assessor de Comunicação: Sabini Roncaglio

Reunião nesta quarta-feira, 10, orienta sobre Curso de Disseminadores de Educação Fiscal


A Comissão Mista de Educação Fiscal realiza nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 18h30min, uma reunião com seus tutores no curso de Disseminadores da Educação Fiscal para esclarecer dúvidas e repassar informações sobre o segundo semestre do Curso. A reunião será realizada no Centro Municipal de Estudos Pedagógicos, localizado na rua Humberto de Campos, 299, bairro da Velha.

O curso será realizado entre os dias 15 de agosto e 13 de novembro pela Internet e com três aulas presenciais, totalizando 160 horas/aula. Ele é dividido em quatro módulos – Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado/Sociedade; Função Social do Tributo e Gestão Democrática dos Recursos Públicos.

Assessora de Comunicação: Sabini Roncaglio

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Inscrições para curso de Disseminadores de Educação Fiscal encerram nesta segunda-feira, 8

A Secretaria da Fazenda, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal de Blumenau, informa que esta segunda-feira, dia 8, é o último dia para se inscrever no novo curso de Disseminadores de Educação Fiscal. A capacitação ocorre no segundo semestre de 2011, entre os dias 15 de agosto e 13 de novembro. Será realizado na modalidade de educação à distância, com o conteúdo disponibilizado via Internet na Escola de Administração Fazendária – ESAF.

O curso destina-se à formação de pessoas para atuar na capacitação de servidores públicos, de professores e técnicos em educação. Visa contribuir para a conscientização do cidadão sobre direitos e deveres, relativamente aos tributos e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social para o pleno exercício da cidadania. A capacitação terá a duração de 160 horas estruturado em quatro módulos de estudo: Educação Fiscal no Contexto social; Relação Estado - Sociedade; Função Social dos Tributos; Gestão Democrática dos Recursos Públicos.

Segunda a ESAF, Santa Catarina está em sexta colocação no ranking nacional de disseminadores que já concluíram o curso de Disseminadores de Educação Fiscal. “O trabalho feito em Blumenau, a partir da Secretaria Municipal de Fazenda e de Educação de Blumenau, representados pela Comissão Mista de Educação Fiscal, é o grande responsável pelo resultado alcançado no âmbito nacional”, destaca Ellen Eike Jocham, membro da Comissão Mista Permanente de Educação Fiscal.

Para se inscrever é preciso baixar a ficha de inscrição no site da Prefeitura: www.blumenau.sc.gov.br – Em seguida, menu Secretarias – Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Educação Fiscal – Downloads. A ficha deve ser encaminhada para o e-mail educacaofiscalbnu@gmail.com ou educacaofiscal@blumenau.sc.gov.br. Mais informações, através do telefone (47) 3326 3181.