terça-feira, 7 de junho de 2011

II Seminário de Educação Fiscal supera expectativa dos participantes




Com a participação de 272 pessoas, o II Seminário Municipal de educação Fiscal envolveu nos dias 12 e 13 de maio um publico de professores, gestores, coordenadores pedagógicos, auditores fiscais municipais estaduais e da receita federal, além de assistentes sociais, representantes da ACIB, advogados, funcionários públicos municipais da administração direta e indireta e acadêmicos dos cursos de direito e economia.

As palestras abordaram os temas: Políticas Públicas com, Zelita Terezinha Hahn; Código do Consumidor com, Dr. Alexandre Caminha, Coordenador Geral do PROCOM de Blumenau; Ética, Família e Escola com, Dr. Marcello Souza Costa Neves Koudela, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil em Blumenau; Desafios e Estratégia na Educação Fiscal com, Eva Rocha de Azevedo Torreias, Coordenadora Geral dos Cursos a Distância/ ESAF; Relatos de Praticas em Projetos no Ensino Fundamental com, Profª Lenice Ramos Dutra, coordenadora pedagógica da EBM Profª Zulma Souza da Silva; Relatos de Praticas em Projetos na Educação Infantil com; Profª Roseli Essing, coordenadora pedagógica do CEI Wally Serena Brandes; Projeto de Robótica na Educação Fiscal com, Prof. Mario Rauch, CEMEP, professor de informática do CEMEP; Receita Federal do Brasil e a Educação Fiscal com, Dr. Alexandre Augusto Pereira Nunes, Auditor Fiscal Receita Federal do Brasil em Blumenau e representante do Programa Nacional de Educação Fiscal; Palestra: Orçamento Público e seus desafios com, Eliomar Wesley Ayres da Fonsêca Rios, Secretário Adjunto da Secretaria de Orçamento Federal; - Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social com, Rodrigo de Bom do Núcleo de Prevenção da CGU/SC e Pirataria nos dias Atuais com, Dra Juliana Branco, Jurídico/Operacional da APCM.



Durante o Seminário ainda aconteceu à primeira Mostra de Trabalhos das escolas de Blumenau sobre a Educação Fiscal. Nesta mostra as escolas e os centros de educação infantil puderam apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em seus espaços.


Para o Seminário de 2012 a Comissão Mista de Educação Fiscal já esta iniciando os contatos com os palestrantes tendo em vista os temas sugeridos na avaliação dos participantes: Reforma Tributaria, Didáticas Pedagógicas para aplicação do programa nas escolas, Objetivos do Milênio, Importância da Nota Fiscal, Para onde vai o dinheiro de nossos impostos, Ética e Cidadania no contexto atual, Transparência dos gastos públicos, Euro social, Observatório social - Práticas e experiências da região, Orçamento Publico, Consumo e Sociedade, Corrupção, Como atingir as famílias, empresa e a comunidades em geral com o tema Educação Fiscal, Direito Constitucional, Aplicação efetiva dos impostos e sua fiscalização.