sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONSTRUINDO CIDADANIA – Encontro de alunos de 7ª série das escolas inseridas no Programa Municipal de Educação Fiscal


Falar sobre Educação Fiscal é falar de direitos e deveres, é falar de algo que não se aprende tão somente na escola, mas se aprende para a vida. A Educação Fiscal tem por missão "Conscientizar a sociedade, através da escola da função sócio-econômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".
Os valores sociais éticos estão desaparecendo em alguns momentos, não podemos precisar aonde isso tudo vai nos levar, mas já podemos sentir os efeitos da falta de respeito de um para com o outro, da falta de ética, da falta honestidade.É neste contexto que propomos o encontro com os alunos das 7ª séries das Unidades Escolares como tentativa de plantar uma semente paras as ações efetivas em suas escolas. Acreditamos ainda, serem importantes multiplicadores de conhecimento, possuir facilidade de aprendizagem e compreensão em absorver o novo.Através de ação educativa, trabalhando os alunos a educação fiscal, eles mesmos vão cobrar dos pais às atitudes certas para construirmos uma sociedade mais justa para todos.



PÚBLICO ALVO

Alunos regularmente matriculados nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Ensino de Blumenau cursando a 7ª série do Ensino Fundamental, e representante do corpo docente da escola.
Para efeito de participação cada Unidade esta inscrevendo dois alunos e um professor acompanhante.

OBJETIVO GERAL

Refletir a temática em torno da ética e da cidadania de uma forma simples e prática, demonstrando valores socialmente aceitos e atitudes corretas. Conseqüentemente levando o aluno a conhecer e perceber a importância de sua participação social.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Conscientizar o que é de fato cidadania e democracia;
Ampliar as discussões acerca da importância dos tributos para uma melhoria no bem-estar social de todos (as);
Contribuir na formação de sujeitos conscientes, críticos e autônomos em nossa esfera social;
Debater com os alunos a possibilidade de elaborar junto com a APP, Direção da Escola, Secretaria de Educação, o orçamento participativo escolar.
Despertar a consciência cidadã;
Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam questionar criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país melhor;
Incentivar a criança, desde cedo, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;
Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;


PROGRAMAÇÃO

Data: 04.11.2010 – Quinta Feira
Local: EBM Machado de Assis
8h - Recepção dos Participantes
8:15h - Abertura
8:30h - Início das Atividades com Apresentação das Atividades da Educação Fiscal em Blumenau - Construindo Cidadania
9:30h - Intervalo
10h - Palestra com tema Corrupção nos dias atuais
12h - Termino das Atividades do Período Matutino
12 - 13:30h - Almoço oferecido pela SEMED
13:30h - Inicio das atividades no período vespertino - Divisão dos participantes em três oficinas
15:30h - Intervalo
15:45h - Apresentação e debate
17h – Encerramento

NÚMERO DE PESSOAS ENVOLVIDAS:
• 85 pessoas (Alunos e professores)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

I Feira Multicultural da EBM Machado de Assis acontece nesta sexta-feira, dia 29, com apresentação de trabalhos sobre Educação Fiscal



















A Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis, localizada na Itoupava Seca, realiza a I Feira Multicultural. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 29, e estará aberto à visitação pública de manhã, das 9h30min às 11h30min e, no período vespertino, das 13h30min às 16h30min.


Entre os trabalhos expostos, estão os desenvolvidos durante todo o ano com os temas Educação Fiscal, Unimed Vida e Meio Ambiente. Os assuntos estão interligados e trazem uma proposta de conscientização, possibilitando à comunidade melhorias na qualidade de vida.

Além da exposição de trabalhos, haverá, durante todo o dia, apresentação de músicas e peças teatrais. A EBM Machado de Assis está localizada na rua Engenheiro Paul Werner, 1334, na Itoupava Seca.

Assessora de Comunicação: Andressa da Silva

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A boneca Sofinha visita CEI em Blumenau





(21/10/2010-13:12)


Programação é nesta sexta-feira, dia 22 e faz parte de atividades desenvolvidas pelo Programa Municipal de Educação Fiscal. Personagem vai passar o dia no CEI Manoel da Luz Rampeloti, Bairro do Salto



Blumenau recebe a visita da personagem "Sofinha" da revista publicada pela Secretaria de Orçamento e Fazenda- SOF, onde trata sobre a composição do Orçamento Publico e sua aplicação, conteudo trabalhado no Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Nesta sexta-feira, dia 22, passa o dia no CEI Manoel da Luz Rampeloti, Bairro do Salto, entre 7h30min e 17h. O objetivo é estimular nas crianças o gosto pela leitura, e também, a reflexão da composição de um orçamento, traçando um comparativo do orçamento doméstico ao orçamento publico. Na última sexta-feira, dia 15, o personagem esteve na EBM Profº João Joaquim Fronza, Bairro Testo Salto.

Desenvolvendo atividades desde 2008, o Programa Municipal de Educação Fiscal de Blumenau, por meio da Comissão Mista Permanente já habilitou mais de 720 profissionais da educação no Curso de Disseminadores de Educação Fiscal. Além disso, possibilita que mais de 13 mil alunos recebam informações sobre o tema. O Programa conta atualmente com a participação de 24 escolas e quatro centros de Educação Infantil.

Dentre as ações desenvolvidas estão: palestras, distribuição de material pedagógico aos professores, participação em cursos, conscientização sobre o consumo de produtos piratas, informações sobre a aplicação dos recursos públicos e combate a corrupção. O Programa conta ainda com a parceria da Receita Federal, Escola de Administração Fazendaria-ESAF, Secretaria de Orçamento e Fazenda (SOF), do Ministério do Planejamento, Ministério Publico Estadual, Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Sindifisco e do Conselho Municipal da Pirataria.


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

quarta-feira, 13 de outubro de 2010


Mostra de Trabalhos de Educação Fiscal na EBM Professor João Joaquim Fronza no próximo dia 15 de novembro. Horário: 08 às 17 horas venha participar.

(15/10/2010-11:49)
Alunos da EBM João Joaquim Fronza realizam exposição sobre Educação Fiscal


Trabalhos são apresentados nesta sexta-feira, dia 15, até às 17h


Os alunos da EBM Profº João Joaquim Fronza, bairro Itoupavazinha, realizam, nesta sexta-feira, dia 15, até às 17h, mostras de trabalhos sobre Educação Fiscal. Dentre os trabalhos desenvolvidos está a conscientização da comunidade da importância da nota fiscal e como são destinados a aplicação dos tributos arrecadados. Durante o evento, os alunos vão contar com a visita da personagem da Revista Sofinha, da Secretaria de Orçamento e Fazenda (SOF) do Ministério do Planejamento.

O Programa Municipal de Educação Fiscal conta deste 2008 com a participação de 25 Unidades Escolares e quatro Centros de Educação Infantil e com mais de 710 professores que realizaram o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal. Dentre as atividades desenvolvidas estão palestras, confecção de material, visita aos órgãos da administração publica e a conscientização da importância do cuidado pelo patrimônio público.

O Programa Municipal de Educação Fiscal conta com a parceria da Receita Federal, Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria de Orçamento e Fazenda (SOF), da Secretaria Estadual da Fazenda, da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério Publico Estadual e da Controladoria Geral da União (CGU).


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Programa de Educação Fiscal serve de exemplo para outras cidades de SC

(05/10/2010-11:48)

Comissão Mista Permanente de Blumenau recebe servidores públicos de Joinville, nesta quarta-feira, dia 6, que pretende implantar o Projeto no município do Norte Catarinense

Referência nacional e com dois prêmios conquistados (Cultural Olho Vivo pela Controladoria Geral da União e Combate à Pirataria pela Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnologia), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), recebe nesta quarta-feira, dia 6, servidores públicos de Joinville. O encontro com a Comissão Mista Permanente de Educação Fiscal (CMPEF) vai ser no Auditório da Cemep, bairro da Velha. Na oportunidade, os integrantes do Projeto blumenauense vão detalhar o processo de implantação do Programa e os trabalhos desenvolvidos.

De acordo com Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, o interesse dos servidores públicos da cidade do Norte Catarinense, que vai implantar o Programa, reforça o bom trabalho desenvolvido em Blumenau. “Isso mostra que estamos no caminho certo e obtendo resultados”, analisa Ellen.

Participação: Atualmente, 28 escolas e cinco CEIs fazem parte do (PMEF), implantado há dois anos em Blumenau, com cerca de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto tem obtido expressivos resultados e participação dos alunos. Em julho, por exemplo, os estudantes da EBM Felipe Schmidt, bairro Itoupavazinha, mostraram trabalhos com temas – por meio de diversas atividades; tais como: murais, teatro, panfletos e gráficos.

Na última semana, também por meio do Programa, os alunos do CEI Olga Brehmer, bairro da Velha, elegeu Ana Carolina da Silva, cinco anos, como a nova presidente mirim da unidade escolar. O trabalho desenvolvido pelos alunos do CEI faz parte do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), o qual integra desde 2009.


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

sábado, 2 de outubro de 2010

Eles querem ser você amanhã



Crianças do CEI Olga Brehmer de Blumenau antecipam o voto e apresentam propostas caso fossem presidente

BLUMENAU - Domingo o Brasil inteiro vai às urnas, num exercício de democracia e cidadania. Mas quem pensa que existe idade certa para votar, se engana. No Centro de Educação Infantil Olga Brehmer o voto já é válido para quem tem apenas cinco anos. Ali, a campanha não durou dois meses nem sujou ruas e praças. Os jingles foram dispensados. Apenas houve debates e apresentação de propostas por duas semanas nas salas de aula. Segunda-feira, um dia depois de o país escolher os seus candidatos, a escola vai conhecer quem será seu mais novo presidente mirim.

O pleito é disputado por Ana Carolina da Silva e Gustavo Henrique dos Santos, ambos de cinco anos. Sexta-feira, os dois receberam votos dos 265 colegas da pré-escola e do maternal. Eles discutiram propostas em grupos e fizeram um plano de governo. E, quando a votação for apurada, o que perder promete não ser oposição. Ao contrário da vida real, quer ajudar o outro a governar sem qualquer rusga eleitoral de campanha.

Os pequenos eleitores decidiram o voto com base nas propostas. Quiseram ser mesários e demonstraram consciência na hora de ir às urnas.



Os candidatos foram indicados pelos próprios colegas, com base na liderança e no carisma. Os partidos são letras do alfabeto. Ana representa o partido Brasil Comprometido (BC) e Gustavo o partido Solidariedade e Amor (SA). Se vencer a disputa, Ana quer aumentar o salário dos professores, construir mais creches e escolas e erguer casas de material reciclado para preservar o meio ambiente.

– Gostei de concorrer, quero fazer de novo quando crescer. Votar é legal– falou a pequena candidata.

Sexta-feira, Gustavo ficou doente e foi representado pelo vice, Vinicius Gabriel Maçaneiro. Quem votou na chapa dos meninos concorda em diminuir a violência, penalizar quem mata animais e quer aumentar a distribuição de água potável.

– Votando a gente cresce – disse.

As professoras Juranildes Maria de Souza e Izel Hilgemberg pensaram na eleição para trabalhar a cidadania das crianças, incentivando a competição saudável e estimulando o cuidado com o patrimônio público. Para elas, os alunos hoje de cinco anos serão os líderes políticos de amanhã, vivendo numa sociedade cada vez mais democrática.

raquel.vieira@santa.com.b
Jornal de Santa Catarina - 02/10/2010 - 12060
RAQUEL VIEIRA