terça-feira, 31 de agosto de 2010

Comissão de Educação Fiscal se reúne com diretores de escolas





Encontro é nesta quarta-feira, dia 1, no Auditório do Cemep. Objetivo é repassar informações para formalizar pedido de doação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal



A Comissão Mista de Educação Fiscal (CMEF) reúne nesta quarta-feira, dia 1, os diretores das unidades escolares do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). O objetivo do encontro, às 14h, no Auditório do Cemep, bairro da Velha, é para repassar às escolas a lista de documentação necessária, bem como informações para a formalização de pedido de doação de mercadorias para as APPs realizarem bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal.

O projeto faz parte da programação do (PMEF), que visa promover o pleno exercício da cidadania, ato que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado. Atualmente, 28 escolas e cinco CEIs fazem parte do Programa, implantado há dois anos em Blumenau e atinge cerca de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto tem obtido expressivos resultados e participação dos alunos, por meios de diversas atividades, como murais, teatro, panfletos e gráficos.


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

quarta-feira, 25 de agosto de 2010



O Programa Municipal de Educação Fiscal através de sua Comissão Mista Permanente estará provendo no próximo no dia 26/08 (Quinta Feira) às 14 horas no Auditório do CEMEP, Rua Humberto de Campos, 299 Bairro da Velha uma palestra sobre as Novas Percepções sobre a Educação Fiscal no Brasil com o sociólogo Rudá Ricci, ( Mestre em Ciências Políticas e Doutor em Ciências Sociais. Diretor Geral do Instituto Cultiva e membro da Executiva Nacional do Fórum Brasil do Orçamento. Membro do Observatório Internacional da Democracia Participativa. Prêmio Grande Mérito Educacional. Autor de "Terra de Ninguém" (Editora Unicamp), co-autor em "A Participação em São Paulo" (Editora UNESP), Orçamento Participativo Criança (Editora Autêntica) e Dicionário da Gestão Democrática (Editora Autêntica)
A palestra será destinada para as Unidades que estão integradas ao Programa e aos alunos do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal no segundo semestre de 2010.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comissão de Educação Fiscal realiza aulas presenciais do Curso de Disseminadores


(23/08/2010-10:16)


A Comissão Mista Permanente de Educação Fiscal (CMPEF) tem programado para esta semana (ver tabela) série de aulas presenciais do Curso de Disseminadores. O curso, cuja carga horária é de 160 horas, conta com a participação de 140 professores da rede municipal de ensino. Sob a coordenação da (CMPEF) – composta por profissionais das secretarias da Fazenda e Educação – o curso é 90% on-line.


“Esse curso visa promover a Educação Fiscal, para o pleno exercício da cidadania, ato que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado”, explica Ellen. Atualmente, 28 escolas e cinco CEIs fazem parte do (PMEF), implantado há dois anos em Blumenau. O Programa atinge mais de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto tem obtido expressivos resultados e participação dos alunos.



Onde vai ser
DATA HORÁRIO LOCAL
23/08 17h30min Escola Gaspar
25/08 19h CEI Olga Brehmer
26/08 18h EBM Conselheiro Mafra
26/08 19h Escolas Diversas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Comissão Educação Fiscal ministra palestras na EBM Leoberto Leal





Os encontros são nesta segunda-feira, dia16 e terça-feira, dia 17. Os temas que vão ser abordados: cidadania, corrupção, sonegação e pirataria



A Comissão Municipal de Educação Fiscal (CMEF) ministra segunda-feira, dia 16 e terça-feira, dia 17, palestras aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da EBM Leoberto Leal, Bairro Salto do Norte. O encontro, já realizado em outras unidades escolares, que integram o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), tem por objetivo de detalhar o projeto desenvolvido na cidade, como também incentivar aos estudantes na participação do Programa. Atualmente, 28 escolas e cinco CEIs fazem parte do (PMEF), implantado há dois anos em Blumenau.

Segundo Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, os temas das palestras são: cidadania, corrupção, sonegação e pirataria. “São temas do nosso cotidiano. É importante, que todos saibam como se posicionar a respeito desses temas diariamente”, comenta Ellen. As palestras contam ainda com a presença de representantes das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Econômico.

O Programa atinge atualmente 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto tem obtido expressivos resultados e participação dos alunos. Em julho, por exemplo, os estudantes da EBM Felipe Schmidt, bairro Itoupavazinha, mostraram trabalhos com temas – por meio de diversas atividades; tais como: murais, teatro, panfletos e gráficos.

Disseminadores: Começa nesta segunda-feira, dia 16 e prossegue até o dia 14 de novembro, o curso de Disseminadores. Com a presença de 140 professores da rede municipal de ensino, o curso tem carga de 160 horas, sendo 90% on-line e coordenação da Comissão Mista Permanente do Programa – composta por profissionais das secretarias da Fazenda e Educação e Desenvolvimento Econômico.

“Esse curso visa promover a Educação Fiscal, para o pleno exercício da cidadania, ato que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado”, explica Ellen. Segundo ela, o programa terá ainda três aulas presenciais.

Com essas confirmações, o Programa, implantado em 2008 em Blumenau, passará a ter mais de 640 educadores formados pelo curso. Ano passado, o Projeto, inédito no Estado, contou com a adesão de 11 unidades escolares e envolveu mais de 9,4 mil alunos.


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comissão Educação Fiscal ministra palestras em escolas


Nesta segunda-feira, dia 9 e terça-feira, dia 10, o encontro será na EBM Leoberto Leal. Na quarta-feira, dia 11, será na EBM Anita Garibaldi. Os temas que vão ser abordados: cidadania, corrupção, sonegação e pirataria



A Comissão Municipal de Educação Fiscal (CMEF) promove, nesta semana, série de palestras em unidades escolares (ver tabela) que integram o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). O objetivo é de detalhar o Programa desenvolvido nas escolas, como também, incentivar aos alunos na participação do Projeto. Atualmente, 28 escolas e cinco CEIs fazem parte do (PMEF), implantado há dois anos em Blumenau.

Segundo Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, os temas das palestras são: cidadania, corrupção, sonegação e pirataria. “São temas do nosso cotidiano. É importante, que todos saibam como se posicionar a respeito desses temas diariamente”, comenta Ellen. As palestras contam ainda com a presença de representantes das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Econômico.

O Programa atinge atualmente 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto tem obtido expressivos resultados e participação dos alunos. Em julho, por exemplo, os estudantes da EBM Felipe Schmidt, bairro Itoupavazinha, mostraram trabalhos com temas – por meio de diversas atividades; tais como: murais, teatro, panfletos e gráficos.





Onde vai ser
ESCOLA
DATA
HORÁRIO

EBM Leoberto Leal
09 e 10/08/10
8h e 13h30min

EBM Anita Garibaldi
18/08
8h e 13h30min




Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Comissão avalia Programa de Educação Fiscal com diretores das escolas




(03/08/2010-09:42)

Encontro é nesta quarta-feira, dia 4, no Auditório do Cemep, bairro da Velha. Objetivo é a avaliação das ações desenvolvidas nas unidades escolares. Pioneiro no Estado, o Programa atinge cerca de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino


A Comissão Municipal de Educação Fiscal (CMEF) se reúne, nesta quarta-feira, dia 4, com todos os diretores das 28 escolas e cinco CEIs, que integram o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). O encontro será no Auditório do Cemep, bairro da Velha (ver tabela), às 14h. O objetivo é a avaliação das ações desenvolvidas nas unidades escolares pelo Projeto. Além disso, vão ser repassadas orientações sobre o Curso de Disseminadores para o segundo semestre deste ano e o apoio da Receita Federal.

O Programa atinge atualmente 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto, implantado há dois anos em Blumenau tem obtido expressivos resultados e participação dos alunos. Em julho, por exemplo, os estudantes da EBM Felipe Schmidt, bairro Itoupavazinha, mostraram trabalhos com temas – por meio de diversas atividades; tais como: murais, teatro, panfletos e gráficos.

Para Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, o trabalho representa a boa aceitação do Programa nas escolas e, principalmente o retorno dos estudantes. Além da parte teórica, o projeto desenvolve a integração escola/comunidade. As atividades dos alunos – dentro do Programa começam ser expostos ano passado, em diversas escolas, que integram o projeto.

Em junho, o Programa formou 276 cursistas, entre professores, educadores, diretores e coordenadores pedagógicos, que durante três meses, participaram do Curso de Disseminadores. Os projetos apresentados vão ser colocados em práticas a partir deste segundo semestre nas 28 unidades escolares e nos cinco CEIs – que integram o Programa.




Onde vai ser

Local: Auditório do Cemep

Rua: Humberto de Campos, 299

Bairro: Velha

Data: 04/08/10

Horário: 14h


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade