terça-feira, 18 de maio de 2010

Prefeitura apoia mostra da campanha contra a corrupção





Exposição de fotos inicia nesta quarta-feira, dia 19, no Shopping Neumarkt.



A Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda, participa da mostra de fotos da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”. A exposição – um projeto do Ministério Público Estadual – inicia nesta quarta-feira, dia 19, às 19h, no Shopping Neumarkt e se estende até o próximo dia 28. O apoio da administração municipal é por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal/Sefaz/Semed.

“A mostra não se prende a governos, políticos, partidos, coligações, tendências ou ideologias, pois a corrupção é uma questão cultural. É essa cultura que precisa ser modificada no País”, explica o coordenador da exposição e idealizador da campanha, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, do Ministério Público de Santa Catarina.

Para Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, a exposição contextualiza o fenômeno da corrupção mostrando o que é qual sua repercussão social e como é possível combatê-la. No primeiro caso, de acordo com a auditora, são retratadas cenas de desvio de dinheiro público, para depois serem exibidas imagens de serviços que deveriam ser oferecidos adequadamente à população, mas carecem de melhorias e investimentos. Por fim, a mostra defende a educação e as atividades de engajamento na causa, realizadas por intermédio da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", como forma de acabar com o problema.

sábado, 15 de maio de 2010

Programa Municipal de Educação Fiscal promove o 1º Seminário Municipal






Evento conteceu nos dias 13 e 14, no Viena Park Hotel e reuneu profissionais da área de educação e da Secretaria da fazenda.


A Prefeitura, por meio das Secretarias da Fazenda e Educação, promoveu nos dia 13 e 14, no Viena Park Hotel, o 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal (ver tabela). O encontro reúniu profissionais da área de educação e da Secretaria da Fazenda. O objetivo do encontro é para marcar o primeiro ano do Dia Municipal de Educação Fiscal – comemorado em 15 de maio, como também, detalhar os resultados obtidos nestes dois anos de sua implantação em Blumenau.

Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda e integrante da Comissão Mista Permanente do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), destaca a presença de importantes representantes do Ministério Público de Santa Catarina, Secretaria de Orçamento e Fazenda do Ministerio do Planejamento e da Receita Federal do Brasil. O seminário teve ainda a presença dos professores das unidades escolares envolvidas no projeto.

Referência: A auditora reforça que o Programa desenvolvido em Blumenau é referência em todo o país. “O trabalho que estamos fazendo, com sua ampliação - tem obtido significativos resultados”, analisa Ellen. Atualmente, o Projeto conta com a participação de 28 estabelecimentos de ensino municipais e cinco Centros de Educação Infantil, com envolvimento de 11 mil estudantes de Blumenau. Para Ellen, o número representa um respaldo ao Programa em Blumenau. Em 2009, por exemplo, eram 11 escolas e 9,4 mil alunos envolvidos.



O que é
1º Seminário Municipal de Educação Fiscal

Data: 13 e 14/05/10

Local: Viena Park Hotel








Programação
Quinta-feira, dia 13/05/10
19h30min – Abertura

20h30min – Palestra: Programa Nacional de EF

Claudemir Frigo – gerente do PEF Geref/Esaf

21h – Palestra: Programa Estadual de EF

Elizangela Amaral – representante estadual do PNEF/SC

21h30min – Palestra: Programa Municipal de Educação Fiscal

Ellen Eike Jocham – representante do CMPEF de Blumenau

Sexta-feira, dia 14/05/10
8h – Palestra: Pirataria

Edson Kestering, secretário executivo do CMCP

9h – Apresentação projeto da EBM Leoberto Leal

9h45min – Palestra: Contrabando e descaminho

Luiz Bernardi, superintendente da Receita Federal do Brasil

10h30min – Palestra: Observatório social

13h30min – Palestra: Controle dos gastos públicos

Gabriel Pires de Moraes, coordenador da Área de Prevenção e Combate à Corrupção da CGU em SC

14h15min – Apresentação projeto da EBM Olga Rutzen

14h45min – Palestra com Eliomar Rios, secretário adjunto da SDF

16H – Palestra: Corrupção

Afonso Guizzo Netto, membro do Ministério Público de Santa Catarina




Repórter: Humberto Trindade

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Boneca Sofinha visita duas escolas para divulgar Educação Fiscal


(10/05/2010-11:28)



Atividades nesta quarta-feira, dia 12, fazem parte do 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal – programado para quinta-feira, dia 13 e sexta-feira, dia 14.



A Prefeitura, por meio das secretarias da Fazenda e Educação, promove, nesta quarta-feira, dia 12, a visita da boneca “Sofinha”, em dois estabelecimentos de ensino municipais (ver tabela). A agenda faz parte da programação do 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal, que será realizado entre quinta-feira, dia 13 e sexta-feira, dia 14, no Viena Park Hotel. A boneca é o método de divulgação de uma revista publicada pela Secretaria de Orçamento e Federal do Ministério de Planejamento. Em seu conteúdo apresenta, por meio de uma leitura em quadrinhos uma abordagem de como se compõem o orçamento público e a importância do pagamento de impostos.

O seminário vai reunir profissionais da área de educação e da Secretaria da Fazenda. O objetivo do encontro é para marcar o primeiro ano do Dia Municipal de Educação Fiscal – comemorado em 15 de maio, como também, detalhar os resultados obtidos nestes dois anos de sua implantação em Blumenau.

Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda e integrante da Comissão Mista Permanente do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), destaca a presença de importantes representantes do Ministério Público de Santa Catarina e da Receita Federal do Brasil. O seminário terá ainda a presença dos professores das unidades escolares envolvidas no projeto.

Referência: A auditora reforça que o Programa desenvolvido em Blumenau é referência em todo o país. “O trabalho que estamos fazendo, com sua ampliação - tem obtido significativos resultados”, analisa Ellen. Atualmente, o Projeto conta com a participação de 28 estabelecimentos de ensino municipais e cinco Centros de Educação Infantil, com envolvimento de 11 mil estudantes de Blumenau. Para Ellen, o número representa um respaldo ao Programa em Blumenau. Em 2009, por exemplo, eram 11 escolas e 9,4 mil alunos envolvidos.



Visitas nas escolas
Data: 12/05/10 – quarta-feira

EBM Tiradentes – 14h30min

Centro de Educação Infantil Olga Brehmer – 15h30min






Seminário
1º Seminário Municipal de Educação Fiscal

Data: 13 e 14/05/10

Local: Viena Park Hotel



Repórter: Humberto Trindade